Reforço Positivo

Na psicologia, a modificação do comportamento é realizada através de reforço positivo, este é entendido como estratégia de modificação do comportamento que consiste, em termos gerais, em valorizar os comportamentos desejáveis nas crianças.

Existem várias formas de implementar esse reforço positivo: um abraço, um elogio, um passeio, um presente...Colocar em prática esta estratégia implica a consciência de como e quando utilizá-la, em benefício de um equilíbrio. A intenção não é condicionar a criança para que espere sempre uma recompensa por cada atitude sua correta. Pretende-se sim fazê-la compreender que suas atitudes têm consequências, por isso, os reforços devem suceder as ações, nunca precedê-las, e é fundamental que tudo isso passe pelo diálogo e valorização de todas as tentativas da criança em alcançar o comportamento pretendido.

É neste enquadramento que o Diretora de Turma e respetivo Conselho de Turma decidiram implementar diversas estratégias de reforço positivo, como forma de potenciar os comportamentos desejáveis na sala de aula.


   



A Coordenadora do Núcleo de Educação Especial
Ana Félix

Comentários