Reforço Positivo
Na psicologia, a modificação do comportamento é realizada
através de reforço positivo, este é entendido como estratégia de modificação do
comportamento que consiste, em termos gerais, em valorizar os comportamentos desejáveis nas crianças.
Existem várias formas de implementar esse reforço positivo:
um abraço, um elogio, um passeio, um presente...Colocar em prática esta
estratégia implica a consciência de como e quando utilizá-la, em benefício de
um equilíbrio. A intenção não é condicionar a criança para que espere sempre
uma recompensa por cada atitude sua correta. Pretende-se sim fazê-la
compreender que suas atitudes têm consequências, por isso, os reforços devem
suceder as ações, nunca precedê-las, e é fundamental que tudo isso passe pelo
diálogo e valorização de todas as tentativas da criança em alcançar o comportamento pretendido.
É neste enquadramento que o Diretora de Turma e respetivo
Conselho de Turma decidiram implementar diversas estratégias de reforço
positivo, como forma de potenciar os comportamentos desejáveis na
sala de aula.
A Coordenadora do Núcleo de Educação Especial
Ana Félix
Comentários
Postar um comentário